Eleições 2008

Falta de regulamentação pode fazer com que municípios voltem a ser distritos (03'23")

05/10/2008 - 06h30

  • Falta de regulamentação pode fazer com que municípios voltem a ser distritos (03'23")

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, nesta Quarta-feira, resolução que proíbe o uso de câmeras fotográficas e filmadoras e telefones celulares nas cabines de votação. Para coibir o uso desses aparelhos, o TSE autorizou a utilização de detectores de metais pelo Tribunais Regionais.

A medida foi tomada após denúncias de que traficantes e milicianos, principalmente no Rio de Janeiro, estariam coagindo eleitores a votarem em determinados candidatos. Com a decisão, o registro do voto pelos eleitores vai ser impedido.

O cientista político Cristiano Noronha considera que foi acertada a decisão do TSE e que, apesar do pouco tempo, os Tribunais regionais devem se adequar à resolução.

"A decisão do TSE pode ter vindo tarde e, sem dúvida nenhuma, uma decisão há poucos dias da eleição pode, na prática, significar a dificuldade de se tomar essa decisão, agora, o que é preciso tentar fazer é correr para cumprir essa determinação do TSE e fica aí o recado para as próximas eleições: A questão do voto, do uso de metais para que ninguém leve nenhum tipo, pode ser implementado em todo o país, isso faz parte de uma segurança do eleitor, isso faz parte de um fortalecimento da democracia. Então, isso aí pode já ser uma medida que possa valer, inclusive, para as eleições de 2010 também".

A resolução também autoriza os mesários a exigirem o depósito dos aparelhos em uma urna ou guarda-volumes no local de votação.

Cobertura das eleições 2008