Eleições 2008

Três municípios testam hoje urnas biométricas (02'18")

05/10/2008 - 05h00

  • Três municípios testam hoje urnas biométricas (02'18")

Três municípios do país serão os primeiros a usar uma novidade nas eleições deste domingo: a urna biométrica.

As novas urnas eletrônicas têm um scanner para identificação de digitais, com o objetivo de que o próprio cidadão possa habilitar o aparelho para o voto. Dessa maneira, o eleitor, ao chegar ao local de votação, não dependerá de um mesário que o identifique por meio do título de eleitor, e habilite a urna - ele mesmo fará a habilitação, ao colocar o polegar no sensor.

Os eleitores dos municípios de Colorado D´Oeste, em Rondônia, São João Batista, em Santa Catarina, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul, foram cadastrados, e farão o teste nesssas eleições. Outra novidade é que uma fotografia de cada eleitor estará impressa ao lado de seu nome na seção de votação. A meta, de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, é tornar o processo mais seguro.

"Nós ainda dentro do sistema automatizado temos um procedimento que ainda existe uma pequena intervenção humana, que é onde o mesário analisa o documento do eleitor, e a partir dessa análise, uma análise subjetiva, habilita a urna para o eleitor votar. Com a identificação biométrica nós garantimos que aquele que está votando é exatamente o mesmo que fez o seu cadastro."

Janino explica como será feita a votação nesses três municípios.

"O eleitor irá comparecer à sessão eleitoral e, no momento em que for digitado o seu título ele colocará a digital do polegar direito. Não havendo a coincidência, ele colocará o indicador da mão direita e posteriormente o polegar da mão esquerda e o indicador da mão esquerda. Havendo a coincidência, a urna é automaticamente liberada para que ele vote. A fotografia irá para a folha de votação. O título hoje não tem foto, mas a foto irá para a folha de votação."

A expectativa do secretário de Tecnologia da Informação do TSE é de que, de 5 a 10 anos, todos os eleitores brasileiros estejam habilitados a utilizar as urnas eletrônicas biométricas.

De Brasília, Paula Bittar.

Cobertura das eleições 2008