Eleições 2006
Todo eleitor deve comparecer às urnas para votar no segundo turno das eleições - ( 02' 53" )
20/10/2006 - 06h30
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições não só pode como deve votar no segundo turno, que acontece dia 29 de outubro próximo. É o que afirma o assessor de planejamento do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Paulo Lira. Ele explica que os eleitores que não votaram no primeiro turno devem justificar a ausência no prazo máximo de sessenta dias, além de exercer o direito ao voto neste segundo turno. Após esse prazo, para cada turno em que o eleitor não compareceu e não justificou, será cobrada uma multa, arbitrada pelo juiz eleitoral.
"São eleições distintas. Aquele eleitor que porventura tiver perdido a oportunidade de votar no primeiro turno deve comparecer às urnas do segundo turno de votação. Aqueles que deixaram de votar certamente terão que apresentar, até 60 dias após o dia da eleição, a sua justificativa ao juízo eleitoral da respectiva zona."
Paulo Lira lembra que segundo o Código Eleitoral, o eleitor que não votar em três turnos seguidos, não pagar multa ou não se justificar no prazo legal terá seu título cancelado.
"A regra geral é que todos aqueles eleitores que estavam habilitados para o primeiro turno, eles continuam habilitados para o segundo turno. Não deveríamos nos preocupar com isso nesse momento. Agora é verdade, aqueles eleitores que tiverem com seus direitos políticos suspensos ou tiverem a sua inscrição eleitoral cancelada, esses realmente os nomes não constarão das urnas eletrônicas e portanto não poderão votar."
No segundo turno o processo de votação é mais simples, apenas para presidente e, em dez Estados, também para governador. Somando os números dos candidatos e a confirmação , o eleitor deve teclar até seis dígitos. Haverá segundo turno para governador em Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Paulo Lira dá alguns conselhos para que o eleitor possa votar bem.
"Que compareçam às suas seções de votação, procurem se certificar da localização das suas seções junto ao cartório eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de sua circunscrição e que procurem já no dia 29 de outubro na primeira hora a sua seção de votação e proceda à votação com normalidade . Não há nenhum prejuízo para esses eleitores o fato de terem deixado de votar no primeiro turno."
De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, dos quase 126 milhões de eleitores, não compareceram à votação aproximadamente 22 mil. (21.092.511). O índice de abstenção neste 1º turno ficou em 16,75%, menor que o das eleições de 2002.
De Brasília, Simone Salles