Eleições 2006

Índice de votos na legenda cai e reabre a discussão do tema na reforma política ( 2' 23'' )

17/10/2006 - 14h55

  • Índice de votos na legenda cai e reabre a discussão do tema na reforma política ( 2' 23'' )

De acordo com o TSE, o total de votos na legenda para deputado federal nas últimas eleições foi de 9,84%, um total bem menor que os das eleições passadas, em torno de 14%, segundo o cientista político Jairo Nicolau.

Hoje, o voto na legenda é uma possibilidade, mas a proposta de reforma política em tramitação na Câmara tem o objetivo de torná-lo a única opção do eleitor. O partido político é que definiria uma lista dos candidatos que seriam eleitos de acordo com o número de votos obtidos pela legenda.

Para Jairo Nicolau, os partidos não enfatizaram o voto na legenda durante este ano e partidos como o PT e o PSDB acabaram tendo mais votos de legenda no primeiro turno porque tiveram fortes candidatos à Presidência:

"Hoje esse voto de legenda, uma parte dele, se deve simplesmente à visibilidade que os dois números ganharam nas eleições presidenciais, o 13 e o 45. Os eleitores menos informados politicamente vão com esses dados na cabeça e acabam votando nos números que eles têm mais conhecimento"

O PT teve 15,78% de votos na legenda para deputado federal e o PSDB, 13,96%. Já o PMDB, que elegeu a maior bancada na Câmara, teve apenas 5,44% de votos partidários.

De acordo com Jairo Nicolau, também existe um grande percentual de erro nas atuais votações de legenda:

"Muitos eleitores quando vão votar acham que o primeiro voto é para a Presidência e então vão lá e colocam o número 13 ou 45 e confirmam. Na verdade, eles votaram para deputado federal na legenda e muitas vezes sequer estão sabendo disso. Estão achando que estão votando para presidente"

Além do erro, o cientista político acredita que um pequeno percentual de votos de legenda seja motivado por reais identificações partidárias e outro tanto está ligado a uma resposta que o eleitor quer dar em um determinado momento. O Psol, por exemplo, que é um partido recente, teve 27,72% de votos na legenda para deputado federal.

Mas, de qualquer forma, Jairo Nicolau afirma que os números atuais não caracterizam uma maior ou menor dificuldade de os partidos passarem para um sistema de listas fechadas. Ou seja, todo um novo sistema teria de ser construído em função dessa nova realidade.

De Brasília, Sílvia Mugnatto

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores