Eleições 2006
Eleitores que vivem fora do Brasil também podem votar (01' 47")
01/10/2006 - 07h30
-
Eleitores que vivem fora do Brasil também podem votar (01' 47")
O eleitor brasileiro que mora no exterior e que transferiu seu domicílio para o país onde reside deve votar para presidente da República no dia 1º de outubro.
Já quem estiver fora do Brasil neste domingo, em viagem de turismo ou negócios, deve justificar o voto, como explica o assessor de Planejamento do TRE em Brasília, Paulo Lira.
"Eles poderão adotar dois procedimentos: poderão justificar na sede das missões diplomáticas ou repartições consulares; ou então, quando retornarem ao Brasil, terão 30 dias, a partir da data do retorno, para justificar a ausência do voto. Nessa oportunidade, eles deverão se dirigir ao cartório eleitoral, com o passaporte e o bilhete de passagem."
Levantamento da Justiça Eleitoral aponta mais de 86 mil eleitores residentes em 72 países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Kingston, capital da Jamaica, tem o menor eleitorado: apenas três eleitores. A maior parte - 32 mil - se concentra nos Estados Unidos.
E para facilitar a vida desses eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou, na última terça-feira, a instalação de seções eleitorais em escolas de Miami e Nova York.
Se já estiver inscrito no exterior e não votar, o eleitor deve justificar sua falta no consulado ou missão diplomática de seu domicílio eleitoral.
Quem não transferiu o domicílio eleitoral para o exterior não vai poder votar. Segundo informa a justiça eleitoral, o prazo para a transferência será reaberto no dia 7 de novembro.
De Brasília, Idhelene Macedo