Eleições 2006
TSE define regras para divulgação de pesquisas de boca de urna ( 01' 42'' )
01/10/2006 - 12h12
-
TSE define regras para divulgação de pesquisas de boca de urna ( 01' 42'' )
O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu que a divulgação de pesquisa de boca de urna no dia da eleição obedecerá a regras distintas de acordo com o cargo em disputa. Os resultados da boca de urna para governador, senador e deputados federal e estadual poderão ser divulgadas imediatamente após a votação no respectivo estado. Já o anúncio de pesquisa para presidente da República só será feito após o fechamento da última urna eletrônica em todo o território nacional. O Brasil possui quatro fusos horários, sendo que a maior diferença é registrada no Acre, com duas horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília. Portanto, a pesquisa de boca de urna para presidente da República só será divulgada por volta 7 da noite do dia primeiro de outubro, apesar de a votação se encerrar às 5 da tarde na maior parte do país. O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Torquarto Jardim, explica que o objetivo dessa norma é impedir que o resultado da pesquisa de boca de urna interfira na decisão dos eleitores.
"É o equilíbrio entre o princípio constitucional da livre manifestação do pensamento e da informação com o princípio, também constitucional, do voto livremente manifestado sem influências externas. Essa é uma praxe tradicional no mundo todo. Sempre foi assim, seja por norma escrita e objetiva do TSE, como agora; seja por uma relação de camaradagem, cavalheirismo e responsabilidade cívica da mídia com a Justiça Eleitoral."
Apesar de esta ser uma prática habitual em todas as eleições, o TSE decidiu fazer um esclarecimento formal sobre o anúncio de pesquisas de boca de urna devido a uma série de dúvidas que surgiram nos últimos dias por parte das emissoras de rádio e TV. A eleição de primeiro de outubro vai ocorrer entre 8 da manhã e 5 da tarde, em todo o país.
De Brasília, José Carlos Oliveira.