Eleições 2006

Polícia Federal registra 130 prisões em todo país neste domingo - ( 01' 52' )

01/10/2006 - 21h15

  • Polícia Federal registra 130 prisões em todo país neste domingo - ( 01' 52' )

A Polícia Federal registrou 130 prisões em todo o país neste domingo relacionadas a crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos. A maior parte das prisões foi feita no Distrito Federal, com 25 ocorrências.

O caso mais grave de compra de votos ocorreu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde 4 cabos eleitorais foram presos com 42 mil reais que seriam usados para a compra de votos, a 50 reais cada um. A Polícia Federal não quis divulgar detalhes sobre o caso.

Os cabos eleitorais que foram presos por boca-de-urna ficaram detidos por algum tempo para assinarem um termo de compromisso. Assim que a Justiça determinar, eles terão que comparecer para depor.

O delegado Lásaro Moreira Silva, coordenador-geral de Defesa Institucional, afirmou que a quantidade de ocorrências nestas eleições foi bem menor que em outros anos. Ele atribuiu essa mudança à reforma na lei eleitoral que restringiu a propaganda política:

"Diminuiu bastante em todo o Brasil a incidência de crimes. A lei nova, eu vi até marqueteiro reclamando dizendo que a lei nova tornou a eleição sem graça, não tem mais aquela empolgação... Mas é na empolgação que se busca mais fazer a boca-de-urna e que se procura buscar a legislação eleitoral. Então essa legislação que é restritiva da propaganda ela esfriou esse tipo de atitude de boca-de-urna e o resultado é que as ocorrências foram num nível bem menor até do que a gente esperava".

Em Belém, no Pará, um presidente de Mesa bêbado causou tumulto e foi preso por criar embaraço às eleições. Ainda em Belém a polícia teve que detonar uma caixa de papelão por causa de uma suspeita de bomba.

de Brasília, Sílvia Mugnatto.

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores