Eleições 2006

Saiba o que acontece com votos do candidato que tem candidatura impugnada (01'25")

29/09/2006 - 19h15

  • Saiba o que acontece com votos do candidato que tem candidatura impugnada (01'25")

Os votos dados a candidatos que tiveram suas candidaturas rejeitadas serão computados como nulos pela justiça eleitoral.

Apenas em um caso os votos atribuídos a candidato com registro indeferido serão computados para o partido. Trata-se da eleição para deputado federal, estadual ou distrital, com candidatura impugnada depois de 1º de outubro.

Segundo informou o TSE, alguns candidatos com candidaturas impugnadas vão aparecer nas urnas. Isso porque alguns recursos foram julgados depois do período entre 11 e 20 de setembro, quando as urnas foram programadas e lacradas.

Existem também situações especias. É o caso do jornalista Rui Pimenta, que disputa a presidência da República pelo PCO. O candidato recorreu da decisão que impugnou sua candidatura, mas o Supremo Tribunal Federal ainda não proferiu decisão definitiva. De acordo com o TSE, neste caso, os votos dados a Pimenta só serão considerados nulos se o Supremo confirmar a rejeição da candidatura.

Até esta quinta-feira, o TSE julgou mais de 500 recursos sobre registros de candidatos. Deste total, mais de 380 candidaturas foram rejeitadas e 162 tiveram os registros confirmados.

De Brasília, Idhelene Macedo

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores