Eleições 2006

Estados pedem reforço federal para garantir ordem e segurança nas eleições (01' 53")

28/09/2006 - 07h00

  • Estados pedem reforço federal para garantir ordem e segurança nas eleições (01' 53")

Até o momento, quatro estados brasileiros contarão com tropas federais para garantir a ordem e a segurança durante estas eleições. Os tribunais regionais eleitorais de Alagoas, Piauí, Tocantins e Amazonas solicitaram o reforço ao Tribunal Superior Eleitoral, que acatou o pedido.

De acordo com o Código Eleitoral, somente o TSE pode requisitar a força federal solicitada pelos tribunais regionais eleitorais. A medida deve ser direcionada a municípios específicos, onde existe um temor de que as forças de segurança locais não consigam garantir a paz na hora da votação e também durante a apuração.

O presidente do Instituto de Direito Político, Eleitoral e Administrativo, Alberto Rollo, aprova o envio das tropas federais. Ele conta que já acompanhou eleições em cidades onde a medida foi adotada.

"Lá, em 1990, fui fazer a eleição de Geraldo Bulhões e Renan Calheiros, uma disputa muito acesa. E fui para o interior, onde se realizavam eleições complementares. Jacaré dos Homens, Batalha, Belo Monte, cidades do interior de Alagoas. E lá estavam presentes tropas federais, que tinham sido deslocadas dessa maneira. O que eu pude perceber é que realmente a presença das tropas deixa os ânimos bem mais tranqüilos. Eles têm a maneira de conduzir, se colocam em posição importantes dentro do município, vendo o deslocamento das pessoas, garantindo que esse deslocamento seja tranqüilo, ficam em pontos estratégicos, que eles estudam no próprio local."

De acordo com Alberto Rollo, o Exército é a instituição, em geral, responsável por enviar tropas federais aos municípios onde existe preocupação quanto à segurança durante o pleito.

De Brasília, Ana Raquel Macedo

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores