Eleições 2006
Mesmo sendo maioria do eleitorado, mulheres ainda são minoria em campanhas (02' 09")
25/09/2006 - 17h23
-
Mesmo sendo maioria do eleitorado, mulheres ainda são minoria em campanhas (02' 09")
Apesar de representarem a maior parte do eleitorado brasileiro, as mulheres continuam sendo minoria nas campanhas eleitorais.
Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral aponta participação de apenas 13,95% de mulheres no total de 19 mil candidatos que disputam um cargo nas eleições de outubro.
Segundo os dados do TSE, a maior concentração de mulheres candidatas está no Distrito Federal, Tocantins e Acre. Mesmo assim, as candidaturas femininas não ultrapassam os 21%.
Por outro lado, as mulheres já representam mais da metade dos eleitores de todo o País. De acordo com o TSE, o Brasil tem 125 milhões e 913 mil eleitores, sendo que
cerca de 65 milhões são mulheres, ou seja, 51 e meio por cento do eleitorado apto a votar em 1º de outubro.
Para a deputada Sandra Rosado, do PSB do Rio Grande do Norte, a participação feminina é importante para o processo democrático do Brasil. Ela lembra que na Câmara dos Deputados, do total de 513 parlamentares, apenas 45 são mulheres. Segundo Sandra Rosado, a tímida participação é compensada pela boa qualidade dos mandatos das mulheres.
"Eu espero que isso acontença: as mulheres vislumbrem que esses espaços que são ocupados pela maioria dos homens sejam ocupados pela maioria das mulheres. Porque, no final da contas, pela nossa capacidade, pela nossa sensibilidade, o nosso discernimento político, a nossa vontade de trabalhar, ela é muito importante para a consolidação da democracia brasileira e dos avanços também que queremos."
As quase 65 milhões de eleitoras brasileiras representam aumento de 1% em relação às eleições de 2002. Conforme informou o TSE, naquele ano elas também eram maioria do eleitorado - 50,8%.
De Brasília, Idhelene Macedo