Eleições 2006
TRE-DF define hoje o que o eleitor pode ou não fazer no dia 1º de outubro ( 02' 33'' )
25/09/2006 - 13h46
-
TRE-DF define hoje o que o eleitor pode ou não fazer no dia 1º de outubro ( 02' 33'' )
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal define, na tarde de hoje, que conduta será exigida do eleitor no próximo domingo. O TRE tem um entendimento diferente ao do Tribunal Superior Eleitoral em alguns pontos. Um deles é se o eleitor pode usar camisetas ou bonés com o nome de candidatos na hora de votar. Para o TSE, o cidadão pode expressar de forma silenciosa e individual a sua preferência por partido político, coligação ou candidato, seja na sua vestimenta ou em alguma bandeira. Mas o Tribunal Regional Eleitoral tem outra avaliação, como explica o secretário de tecnologia da informação do TRE, Ricardo Negrão.
"No dia da eleição, o eleitor poderá trajar uma camiseta, por exemplo, do partido, sem a inscrição do nome e do número do seu candidato. Não poperá entrar no recinto de votação portando bottons, camisetas e bonés com propaganda do candidato. Ele pode sim manifestar de maneira silenciosa a sua decisão partidária, ou seja, pode entrar com a logomarca e a sigla do partido, mas não do candidato"
Para que o eleitor não fique confuso sobre o que pode e o que não pode fazer no dia primeiro de outubro, o TRE do Distrito Federal vai definir os procedimentos nesta segunda-feira e divulgá-los no seu site, o www.tre-df.gov.br
Mas não há mudanças na maioria das regras eleitorais. Quem perdeu o título pode votar sem problemas. Basta comprovar a identidade mediante apresentação de um documento oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, de trabalho, de habilitação, ou ainda o certificado de reservista.
Na hora de votar, é possível levar um papel com o número dos candidatos e não existe um tempo máximo para ocupar a cabine de votação. Se houver qualquer dúvida, o eleitor pode pedir ajuda aos mesários, mas só sobre a maneira de usar a urna eletrônica. O uso de celulares ou outros aparelhos de comunicação é proibido nas seções eleitorais e atenção: a fiscalização estará atenta para a prática da boca de urna, que é crime e pode levar à prisão do eleitor.
A votação no próximo domingo começa às 8 da manhã e segue até às cinco da tarde. Algumas pessoas têm preferência para votar, como candidatos, servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. Também terão prioridade eleitores maiores de sessenta anos, enfermos, portadores de necessidades especiais e mulheres grávidas e lactantes.
De Brasília, Mônica Montenegro