Eleições 2006
Mais de cinco mil candidatos vão concorrer a uma vaga na Câmara ( 02' 33'' )
20/09/2006 - 14h01
-
Mais de cinco mil candidatos vão concorrer a uma vaga na Câmara ( 02' 33'' )
No dia primeiro de outubro, 5 mil e 151 candidatos estarão concorrendo a uma das 513 vagas da Câmara dos Deputados. A concorrência supera 10 candidatos por vaga, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. O estado onde a concorrência é maior é o Rio de Janeiro com 16 candidatos por vaga. A menor está na Bahia com pouco mais de 5 candidatos por vaga.
Para o professor de Ciência Política da UnB, David Fleischer, um dos motivos da alta concorrência verificada em São Paulo, por exemplo, é a representação diferenciada definida pela Constituição:
"São Paulo é um estado sub-representado. Ele deveria ter 120 deputados, mas tem só 70 vagas. Nos estados Amapá, Roraima e Acre, onde deveria ter um deputado, tem oito vagas. Então, sim, isso afeta um pouco a concorrência"
Em São Paulo, são pouco mais de 14 candidatos por vaga. David Fleischer estima que haverá uma renovação de 60 a 65% da Câmara após as eleições, sendo que o PMDB ficará com a maior bancada.
Hoje o PMDB é a segunda bancada com 78 deputados e o PT é o primeiro com 81. Para Fleischer, por causa dos escândalos políticos, o PT passaria a ter no máximo 55 deputados.
Fabiano Santos, do Iuperj, acredita que não é possível estimar, por meio de um modelo de estudo, o impacto dos escândalos sobre o eleitorado. Ele utiliza o total de votos alcançados pelos partidos nas últimas eleições e as votações para presidente da República:
"Porque a gente nota que ao longo do tempo, da década de 90 para cá, há uma importante estabilização nas preferências, na decisão de voto dos eleitores, por partidos, no Legislativo. Então, com base nisso, a gente utilizou essa variável, a quantidade que o partido recebeu no passado, para estimar a quantidade de votos que ele vai receber em 2006. E a outra variável importante foi a candidatura presidencial porque a gente percebeu também que o PSDB e o PT foram beneficiados pelas fortes candidaturas que tiveram ao longo desse período, da década de 90 para cá".
De acordo com Fabiano Santos, o PT continuará com a maior bancada na Câmara, podendo aumentar de número, e o PMDB, que não tem candidato a presidente, perderá vagas.
O total de candidatos para a Câmara é recorde e um dos motivos é o de que os pequenos partidos apresentaram mais candidatos para terem mais votos. É que aumentou o número de votos necessários para que os partidos tenham funcionamento parlamentar.
De Brasília, Sílvia Mugnatto