Eleições 2006
Parlamentares e sociedade realizam movimento pelo voto consciente - ( 02' 39" )
05/09/2006 - 19h00
-
Parlamentares e sociedade realizam movimento pelo voto consciente - ( 02' 39" )
Parlamentares de diferentes partidos e representantes de entidades civis e religiosas realizaram, nesta terça-feira, um movimento pelo voto consciente no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados. Cartilhas, folhetos e revistas em quadrinhos com orientações sobre ética na política foram distribuídas ao público durante o evento. O coordenador do ato, deputado Chico Alencar, do PSOL fluminense, afirma que o bom eleitor escolhe com cuidado e liberdade, não vende seu voto. Segundo o parlamentar, somente pelo voto responsável será possível produzir uma renovação na política brasileira. Chico Alencar considera que o voto nulo tem uma origem justa que é a indignação, o protesto contra escândalos políticos, mas aponta um outro fator negativo: a acomodação do eleitor.
"Dá trabalho escolher, ver a história do candidato, ver a doutrina do seu partido, ter critério e votar com plena consciência. Anular, escrever qualquer número inexistente, teclar isso é mais simples. Só que com isso você está anilando seupróprio protesto. Com isso, você está anulando a sua indignação e se anulando enquanto cidadão."
Entidade como a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e AABB - Associação dos Funcionários do Banco do Brasil, produziram material didático diversificado com o objetivo de contribuir para que o povo possa votar daqui a 25 dias com lucidez. De acordo com Rodrigo Collaço, presidente da AMB, o voto consciente é um meio para o país sair da crise de representação em que se encontra hoje.
"Esse evento é importante porque nós sabemos que parte da população quer protestar contra a política e os maus políticos votando nulo. Essa não é uma boa forma e nem é a melhor forma de protestar. As pessoas que estão descontentes com a política, com os políticos, devem votar bem, escolher bem os seus candidatos. Voto nulo ajuda os maus polítcos e prejudica os bons políticos."
Uma das cartilhas distribuídas, elaborada pela AMB, dá diversas dicas de como realizar o voto consciente. Entre elas, pesquisar o passado do candidato, descobrir o desempenho de cada um e saber se ele cumpre as regras eleitorais. A cartilha também orienta o eleitor a não dar ouvidos a quem tentar comprar seu voto e a denunciar essa prática sempre. A AMB também produziu uma revista em quadrinhos com o Menino Maluquinho, escrita por Ziraldo e voltada para o público infantil, intitulada "Operação Eleições Limpas".
De Brasília, Simone Salles