Eleições 2006

Deputado apóia cartilha AMB contra voto nulo (02'46")

01/09/2006 - 19h40

  • Deputado apóia cartilha AMB contra voto nulo (02'46")

A Associação dos Magistrados do Brasil lançou, nesta sexta-feira, uma campanha contra o voto nulo. Com o slogan "Não anule seu protesto. Não anule seu voto", a AMB se contrapõe ao crescente movimento pelo voto nulo, impulsionado na Internet principalmente em sites de relacionamentos, como o Orkut. A campanha dos magistrados orienta que o eleitor, ao invés de anular o voto, deve pesquisar o passado dos candidatos para analisar se eles cumprem as regras eleitorais, se apresentam propostas factíveis e não estão envolvidos em irregularidades. A vice-presidente da AMB, Andréa Pachá, explicou que a campanha reflete a preocupação da entidade com os riscos negativos do voto nulo sobre a política brasileira.

"A campanha consiste em esclarecer a população que o voto nulo, longe de ser um voto de protesto, é um voto que anula o protesto. É um voto que faz com que os piores representantes cheguem às funções eletivas. Nós esperamos que, com essa campanha, seja possível alertar o eleitor do risco que se corre com a omissão num momento tão sério e que o país precisa de mais ética e de mais participação."

O relator da extinta CPMI dos Correios, Osmar Serraglio, do PMDB do Paraná, aprovou a iniciativa da AMB. O deputado, que conduziu toda a investigação sobre o caso do mensalão, reconhece que o eleitor está decepcionado diante da sucessão de escândalos na política. Porém, Osmar Serraglio argumenta que, em vez de se omitir no processo eleitoral, a população deve aproveitar a oportunidade para aprimorar a política brasileira por meio do voto consciente.

"Essa decepção não pode se traduzir na nulidade do voto. Ao contrário: o instrumento que a democracia oferece àqueles que querem modificações na sociedade e na organização política é exatamente a validade do voto. O que importa dizer que precisamos, em primeiro de outubro, proceder a escolha, ver o histórico das pessoas que estão disputando cargos, fazer uma análise criteriosa e, a partir disso, sermos co-responsáveis pelo nosso futuro."

A campanha contra o voto nulo se soma à "Operação Eleições Limpas" nas ações da AMB no sentido de conscientizar o eleitor. A Associação dos Magistrados do Brasil também ensina a população a fiscalizar todo o processo de captação de recursos que financiam as campanhas eleitorais deste ano. Foi criado ainda um gibi, com ilustrações do cartunista Ziraldo, para fazer com que as crianças se interessem pela política desde cedo, tornando-se eleitores conscientes no futuro. Todo este material está disponível no site www.amb.com.br

De Brasília, José Carlos Oliveira.

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores