Eleições 2006

-Escândalos políticos afastam interesse do cidadão pela política, avalia especialista ( 01' 30" )

28/08/2006 - 13h08

O descrédito do brasileiro com a política se reflete nas pesquisas divulgadas no último fim de semana. De acordo com o Instituto Ibope, 68% dos eleitores entrevistados têm baixo interesse nas eleições deste ano. E segundo o Instituto Datafolha, 18% dos eleitores pretendem anular o voto para deputado federal.

O pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, Luciano Dias, aponta os sucessivos casos de corrupção envolvendo políticos como o principal motivo de números tão representativos.

"Você há de convir que quando um quinto dos parlamentares estão comprovadamente envolvidos em um esquema de corrupção, é difícil atrair as pessoas para votar. Na verdade, o que você tem é um acúmulo de escândalos de corrupção que está tornando difícil para o eleitor encontrar motivos para participar do processo político. Essa é a principal causa desses indicadores"

O cientista político observa que qualquer análise sobre escândalos políticos em outros países mostra que a corrupção provoca o afastamento do cidadão da participação política. Isso pode se refletir no baixo interesse pelo assunto e na tendência crescente de anulação do voto.

"O que protege o sistema político hoje é o voto obrigatório, senão já teria entrado em um processo de decadência ainda mais acelerado"

De acordo com a pesquisa Datafolha, 49% não iriam às urnas se o voto fosse facultativo. E segundo o Ibope, se não fossem obrigados a votar, seis em cada dez eleitores deixariam de comparecer às urnas em 1º de outubro.

De Brasília, Mônica Montenegro

Cobertura das eleições para presidente, governadores, deputados federais e senadores