Eleições 2006
Partidos pequenos lutam para cumprir a chamada cláusula de barreira - ( 03' 20" )
17/08/2006 - 20h10
-
Partidos pequenos lutam para cumprir a chamada cláusula de barreira - ( 03' 20" )
Partidos com as menores bancadas na Câmara lutam para eleger número maior de deputados federais em outubro e, assim, cumprir a cláusula de barreira. Pelas regras em vigor, as legendas que não obtiverem 5% do total de votos apurados para deputado federal no país e 2% em pelo menos nove estados não poderão eleger líderes, participar da composição da Mesa Diretora e indicar membros para Comissões na Câmara. Além disso, ficam sem direito a receber recursos do fundo partidário e ao programa semestral gratuito em rede nacional de TV. O Psol, por exemplo, que hoje tem apenas sete deputados federais, pode não alcançar a cláusula de barreira. O partido estima conseguir eleger entre 10 e 12 representantes na Câmara. Mas, segundo a líder da legenda, deputada Maninha, o crescimento nas pesquisas da candidata do Psol à Presidência da República, senadora Heloísa Helena, pode impulsionar as candidaturas à Câmara.
"Eu estou falando de um cenário que a gente tinha e que a gente está sentindo que pode se modificar, porque o crescimento dela pode possibilitar que nós tenhamos uma bancada maior, que a gente consiga ultrapassar os nove estados."
Todos os partidos fazem estimativas otimistas quanto às eleições de outubro. O PDT, por exemplo, espera dobrar o número de deputados federais, como informa o líder da legenda, Miro Teixeira.
"Nós vamos ultrapassar a marca de 40 deputados. Isso não é um cálculo otimista, é um cálculo conservador. Hoje nós temos 21 e o trabalho feito pela direção nacional, especialmente pelo Carlos Lupi, nas viagens aos estados, ao longo dos dois ou três últimos anos, para organizar chapas de deputados, leva a esse cálculo."
Já o PSB, com uma bancada federal de 29 deputados, pretende alcançar de 35 a 40 vagas na Câmara. De acordo com o líder do partido da Casa, deputado Alexandre Cardoso, o PSB traçou um projeto nacional para vencer a cláusula de barreira. A legenda conta com a possibilidade de eleger candidatos em alguns estados onde hoje não tem representantes.
"Nós fizemos um projeto nacional para vencer a cláusula de barreira. Até porque essa questão da cláusula de barreira é uma coisa fundamental aos partidos e eu acredito que no máximo sete partidos passem pela cláusula de barreira."
O PPS tem como meta eleger 38 deputados federais para a próxima legislatura; o PV, entre 15 e 25; o PCdoB 20, o PP de 50 a 55. O PSC informou que pretende aumentar a bancada de sete deputados, mas preferiu não arriscar um número. Dos partidos com as maiores bancadas na Câmara Federal, o PMDB informou que a expectativa da legenda é eleger de 85 a 95 deputados, e a do PFL é de pelo menos manter o número atual de 65 representantes. Já o PT, dono da maior bancada, com 81 deputados, não se pronunciou, assim como o PSDB.
De Brasília, Marise Lugullo