Economia Direta

Nova lógica de cobrança de impostos preocupa segmento de serviços, agropecuária e grandes municípios

12/04/2023 - 08h00

  • Nova lógica de cobrança de impostos preocupa segmento de serviços, agropecuária e grandes municípios

Os grandes municípios e os setores agrícola e de serviços, entre outros, oferecem mais resistência à proposta de reforma tributária que está sendo discutida em grupo de trabalho na Câmara, segundo aponta a jornalista Silvia Mugnatto, repórter da Rádio Câmara. Há consenso a respeito da unificação de três impostos federais, o IPI, PIS e Cofins, um estadual, o ICMS, e um municipal, o ISS, e também existe a perspectiva de criação de uma nova taxa, possivelmente chamada de Imposto Seletivo, pra segmentos como cigarros, bebidas e alimentos não sustentáveis, mas os setores temem o aumento da tributação com as novas alíquotas ou a queda na receitas com o novo sistema.

A ordem das etapas da reforma é outras divergência surgida ao longo dos debates do grupo de parlamentares com representantes da economia, especialistas e demais convidados, que sugerem em primeiro lugar a mudança nos impostos sobre renda e patrimônio antes de aprovar a reforma da tributação de consumo, incluindo a taxação da propriedade sobre veículos aéreos e aquáticos, atualização do valor dos imóveis para fins de IPTU e progressividade no imposto sobre heranças e doações.

Silvia Mugnatto ainda comenta sobre o cashback social, restringindo a isenção de impostos sobre os produtos da cesta básica apenas para as famílias que estão no Cadastro Único de programas sociais. A proposta é conceder um crédito automático para esse segmento da sociedade no momento da compra.

Comentário – Silvia Mugnatto
Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Trocando em miúdos o dia a dia da Economia

Toda segunda-feira, no programa "Painel Eletrônico". Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.