Economia Direta
Manutenção da Taxa Selic em 13,75% ao ano pelo Bacen pode dificultar o controle das contas públicas
29/03/2023 -
-
Economia Direta (29/03/2023):
Em reunião realizada na semana passada, o Comitê de Política Monetária, do Banco Central, decidiu manter a Taxa Selic em 13,75%, segurando o mesmo índice pela quinta vez consecutiva. O economista Fernando Gomes ressalta que as justificativas apontadas pela autoridade monetária para não mexer na taxa básica de juros passam pela deterioração do ambiente econômico internacional, com a quebra de bancos regionais nos Estados Unidos e a falência de uma das maiores instituições financeiras da Suíça, além de dados recentes sobre a inflação e atividade econômica no mundo, que não apresentam perspectiva de melhora.
Já no cenário interno, os números continuam indicando desaceleração da atividade econômica, com crescimento inferior a 2022 e expectativas de inflação para 23 e 24 acima da meta.
Por outro lado, o Copom apontou alguns pontos positivos na ata divulgada em seguida à decisão de manter a taxa, especialmente no que se refere à reoneração dos combustíveis, ou seja, a volta da cobrança da parte de alguns impostos federais, o que reduz incertezas sobre resultado fiscal do governo no curto prazo.
Fernando Gomes também detalha que as consequências das altas taxas de juros encarecem o crédito tanto para empresas quanto para pessoas físicas, dificultam novos investimentos, diminuem poder de compra das famílias, e ainda aumentam o tamanho da dívida pública, dificultando o controle das contas públicas.
Comentário – Fernando Gomes
Apresentação – Marcio Achilles Sardi