Economia Direta
Câmara aprova aumento no consignado
06/07/2022 -
-
Economia Direta (06/07/2022):
A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, a medida provisória que aumenta o limite de crédito consignado. O comentarista Fernando Gomes explica que a MP também incluiu novos grupos que passam a ter direito ao empréstimo com juros mais baixos, como as pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), quem tem direito a renda mensal vitalícia e ao Auxílio Brasil. Os aposentados tiveram a margem elevada de 40% para 45%, mas esse percentual deve ser utilizado nos gastos com o cartão de crédito consignado.
Fernando Gomes lembra que a votação não foi unânime e que houve críticas a um possível aumento do endividamento da população com essas mudanças, mas os defensores da MP alegaram que a necessidade de crédito faz com que, muitas vezes, os cidadãos recorrem a opções mais caras, como o cartão de crédito. O economista também comentou a aprovação, pela Comissão Mista de Orçamento, do relatório final do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023.
Ele ressalta que a LDO traz a previsão de indicadores importantes da economia, como o valor do salário-mínimo, a projeção para a inflação e cotação do dólar. Pelas previsões da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o salário-mínimo não terá ganho real em 2023, o crescimento do PIB está estimado em 2,5% e a expectativa para a taxa Selic é de 10% ao ano.
Apresentação - Cláudio Ferreira