Economia Direta
Queda na taxa de desemprego reflete melhoria nos indicadores de crescimento econômico em 2022
06/04/2022 -
-
Economia Direta (06/04/2022):
A queda na taxa de desocupação no mercado de trabalho brasileiro, para 11,2%, representa um sinal de retomada econômica, com a melhora nas expectativas de crescimento econômico em 2022. O índice é o menor já registrado desde 2016, e segundo analisa o economista Fernando Gomes, vem acompanhada por um aumento na previsão de crescimento econômico que Banco Central faz junto ao mercado.
O levantamento, feito pelo IBGE, também revela que o número de pessoas trabalhando chegou a 95,4 milhões de pessoas, uma alta de 1,6% em relação ao trimestre anterior. Essa é primeira vez que o número de pessoas com trabalho ultrapassou o nível anterior à pandemia. Por outro lado, a renda média do trabalhador recuou 8,8% no trimestre na comparação com o mesmo período de 2021, porque o mercado de trabalho ainda está desaquecido, e também por conta da inflação, que corrói o poder de compra dos salários.
Fernando Gomes também comenta as mudanças anunciadas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, que vão além do novo prazo para entrega junto ao fisco. Quem vender um imóvel terá isenção sobre o ganho de capital caso use os recursos da venda para amortizar ou quitar financiamentos imobiliários contratados anteriormente.
Apresentação – Fernando Gomes e Marcio Achilles Sardi