Economia Direta
Comissão especial aprova reforma administrativa com contratos temporários de até 10 anos
28/09/2021 -
-
Economia Direta (28/09/2021):
Depois de aprovado em comissão especial, o relatório sobre a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa será agora analisado em dois turnos pelo Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado. Entre os principais pontos destacados pelo economista Fernando Gomes, está a definição das atividades típicas de Estado, que garantem estabilidade aos servidores e devem ser preenchidas apenas por concurso público.
Já as demais atividades podem ser exercidas através de contratações temporárias e também acordos de cooperação com a iniciativa privada. O economista cita ainda outros pontos presentes da reforma administrativa, como as novas regras para avaliação de desempenho do servidor e a possibilidade de redução de jornada e salário em situações de grave crise fiscal.
Fernando Gomes comenta também, no quadro Economia Direta, os motivos e as consequências do aumento da taxa básica de juros, a taxa Selic, que subiu pela quinta vez consecutiva, passando para 6,25%. Ele observa ainda que as expectativas para a inflação não são animadoras, com previsões do mercado apontando uma tendência de alta.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi