Economia Direta
Auxílio aos pequenos produtores rurais inclui fomento à atividade produtiva e linhas de crédito
15/06/2021 -
-
Economia Direta (15/06/2021):
A Câmara aprovou o socorro a agricultores familiares, retomando pontos de proposta do ano passado, mas vetada quase que integralmente pelo Poder Executivo. Segundo explica o economista Fernando Gomes, as medidas incluem auxílio financeiro para a implantação de atividades no valor mínimo de R$ 2,5 mil; Seguro-Safra para quem perder a produção; linhas para custeio e investimentos; comercialização dos produtos da agricultura familiar para quem está em situação de insegurança alimentar, e ainda novas condições para a renegociação das dívidas.
Os deputados também aprovaram a prorrogação das regras para as empresas ligadas às áreas de cultura e turismo cancelarem ou remarcarem eventos prejudicados pela pandemia de Covid-19. Caso o organizador não consiga remarcar o evento ou conceder crédito para que o consumidor utilize em outro evento da empresa, deverá então fazer o reembolso até dezembro de 2022.
E ainda, com a instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa, Fernando Gomes aponta que os deputados vão analisar pontos de grande divergência como a inclusão de juízes, membros do Ministerio Público e militares na reforma, bem como as novas formas de admissão e vinculo dos novos servidores.
Apresentação – Marcio Aquilles Sardi