Economia Direta
Economista recomenda planejamento no uso do 13º salário
08/12/2025 - 08h00
-
Entrevista - Economista José Luiz Pagnussat
Neste episódio do Economia Direta, o economista e professor da Escola Nacional de Administração Pública José Luiz Pagnussat analisou o cenário econômico neste fim de ano, especialmente com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, cujo prazo se encerra em 20 de dezembro.
De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o 13º será pago a 95 milhões de trabalhadores (entre empregados do mercado formal e aposentados e pensionistas do INSS) e vai adicionar R$ 369,4 bilhões na economia brasileira. Para o cálculo, a instituição não leva em conta autônomos, assalariados sem carteira ou trabalhadores com outras formas de inserção no mercado de trabalho que, eventualmente, recebam algum tipo de abono de fim de ano.
Segundo o economista José Luiz Pagnussat, considerando a média do comportamento dos anos anteriores, cerca de 40% dos recursos do 13º salário acabam indo para o consumo imediato, especialmente o varejo, com as compras de Natal. Perto de 30% vão para poupança e pagamento de dívidas. E outros pouco mais de 30% para as despesas tradicionais do início do ano, como pagamento de IPVA e IPTU.
O economista recomenda ao trabalhador planejamento na hora de usar os recursos do 13º salário, reservando valor para pagamento de dívidas.
“A prioridade deve ser exatamente pagamento de dívidas, porque as dívidas estão com juros muito altos. Os nossos juros hoje são os mais altos da série histórica. O juro médio dos chamados recursos livres está acima de 40% ao ano. Fora alguns outros juros abusivos, especialmente do cartão de crédito. Mas, claro, certamente sobra uma parcela desse recurso para as festas de final de ano. (Deve-se ter) cuidado também com as com as despesas que vêm no início do ano. Planejando bem, dá para ter uma melhora na gestão do orçamento das famílias, sempre sobrando um pouco para o consumo imediato,” avaliou.
Em média, segundo o Dieese, o 13º salário vai gerar ao trabalhador uma renda adicional de R$ 3.512,00.
Apresentação - Ana Raquel Macedo