Economia Direta
Previsões mostram leve aumento da inflação e do Produto Interno Bruto
11/04/2024 -
-
Economia Direta (11/04/2024):
A partir das previsões dos indicadores econômicos feitas pelo boletim Focus, divulgado pelo Banco Central com a análise do mercado financeiro, o colunista Fernando Gomes mostra que o comportamento da inflação indicava uma leve tendência de alta, mas dentro da meta estabelecida pelo próprio Banco Central.
Na contramão das projeções do relatório Focus, o resultado oficial da inflação de março desacelerou para 0,16%, e ficou abaixo dos 4% no acumulado dos últimos 12 meses. Em relação à Taxa Selic, que é o instrumento do BC para o controle da inflação, a previsão dos analistas do mercado é terminar o ano em 9%. Sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), também há uma tendência de aumento, tanto nas previsões do mercado quanto do governo.
Alguns dos fatores que impulsionam o crescimento são a melhora da arrecadação e do desempenho da economia. Fernando Gomes explica que todas essas previsões podem mudar a partir de fatores externos, como as guerras e os indicadores econômicos de países como os Estados Unidos.
Apresentação – Cláudio Ferreira