Economia Direta
Queda na taxa Selic influencia na redução do custo dos investimentos para consumo e produção
15/02/2024 -
-
Economia Direta (15/02/2024):
O quinto corte consecutivo na taxa básica de juros, de 13,75% pra 11,25%, representa uma sinalização de que haverá novas quedas caso a economia siga o mesmo ritmo, segundo aponta o economista Fernando Gomes. Ele lembra que a chamada Selic é o instrumento utilizado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central para controlar a inflação, já que os juros maiores desestimulam consumo e investimentos, freando a economia.
Outra consequência dos juros menores, prossegue o economista, é a diminuição do endividamento do governo, mas também das empresas e das famílias.
Fernando Gomes aponta os impactos da taxa menor pra o setor da construção civil. Os juros dos contratos imobiliários caindo, por exemplo, de 12% para 9%, representam uma redução de 30% na correção das prestações, o que amplia o acesso ao financiamento habitacional para mais famílias. O círculo virtuoso beneficia todo o setor da construção civil, incluindo empreiteiras, pequenas empresas, corretores, operários, fornecedores e outros.
Por fim, o economista também explica as discussões entre setores que consideram a possibilidade de que o percentual de redução da taxa Selic seja maior, e outros especialistas que avaliam ainda haver riscos à economia.
Comentário – Fernando Gomes
Apresentação – Marcio Achilles Sardi