Economia Direta
Desafios econômicos em 2024 passam pelo controle das contas públicas e reforma tributária
08/02/2024 -
-
Economia Direta (08/02/2024):
Na visão do economista Fernando Gomes, entre os principais desafios do poder público para 2024 na área econômica, está o controle das contas públicas. Ele lembra que em 2023 a economia cresceu 3%, a inflação caiu, ficando dentro da meta, assim como a taxa de juros, que vem mantendo neste ano o ritmo de queda. O ano foi bom para o governo, também, pela aprovação de temas importantes como o novo marco fiscal e a reforma tributária sobre o consumo.
Fernando Gomes aponta ainda que 2024 vai ser o ano da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo e da discussão de novas regras para tributar renda e patrimônio. A regulamentação passa pela alíquota dos novos impostos criados, a definição e quais produtos vão compor a cesta básica, e como vai funcionar o sistema de cash back, a devolução de parte de impostos para famílias de baixa renda.
Além disso, uma das primeiras tarefas é resolver a desoneração da folha de pagamento que beneficia 17 setores da economia, que gera renuncia de arrecadação de R$ 9,5 bilhões por ano ao governo. Ele observa ainda que, entre os temas que estarão na pauta do Congresso em 2024, está a reforma administrativa e a discussão sobre as renúncias tributárias, que somam R$ 300 bilhões a cada ano.
Por último, o economista cita que o governo precisa equilibrar as contas públicas, igualando receitas e despesas para cumprir a meta de zerar o déficit no caixa do Tesouro Nacional.
Comentário – Fernando Gomes
Apresentação – Marcio Achilles Sardi