Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Deputados comentam movimentos contra e a favor da ocupação de escolas
04/11/2016 - 09h11
-
Deputados comentam movimentos contra e a favor da ocupação de escolas
Ocupa ou desocupa? O movimento de estudantes que tomou escolas pelo país, há cerca de um mês, levou ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de mais de 191 mil candidatos que fariam as provas neste final de semana. As provas foram marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro. Já as escolas que não estão ocupadas vão receber mais de 8,5 milhões de candidatos, neste sábado e domingo.
Os estudantes protestam contra a medida provisória que reformula o ensino médio e a proposta de emenda à Constituição que estipula um teto para os gastos públicos. Outro movimento surgiu pedindo a desocupação das escolas.
Para debater essa situação, o Com a Palavra entrevistou os deputados Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro, e Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte. Os parlamentares integram a Comissão de Educação. E têm opiniões diferentes sobre a questão.
Para o deputado Glauber Braga, a ocupação é legítima, as escolas são espaços dos estudantes e eles merecem ter o respeito da população pelas reivindicações feitas.
Já para o deputado Rogério Marinho, a ocupação das escolas pelos estudantes é uma invasão que tira o direito de 191 mil estudantes, que deixarão de fazer o Enem no próximo fim de semana. Segundo ele, o protesto está atrasado e deveria ter sido feito à época dos cortes de R$ 10 bilhões para a educação, impostos pelo governo Dilma no Orçamento de 2015.
Confira o áudio completo das entrevistas.
Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário