Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Salão Verde: relatório aponta regeneração natural de áreas desmatadas na Amazônia

01/12/2014 - 11h34

  • Salão Verde: relatório aponta regeneração natural de áreas desmatadas na Amazônia

Divulgação/Governo do Amazonas
Meio Ambiente - Amazônia - Floresta Amazônica
Apesar de positivos, dados devem ser analisados com cautela, diz o coordenador do Programa Xingu, Rodrigo Junqueira.

Uma boa notícia que vem da Amazônia. A área equivalente ao total de corte raso verificado em 2011está em processo de regeneração, segundo os novos dados do Terraclass, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para mapear o uso das áreas desmatadas na Amazônia. São cerca de 6.000 Km² da Amazônia que estariam em regeneração natural.

Segundo o relatório, de 2008 até 2012, as áreas em regeneração são 2,5 vezes maiores do que o total desmatado no mesmo período. O levantamento também aponta que a agricultura é responsável por apenas 2% dos desflorestamentos recentes na Amazônia brasileira, pois as plantações estão avançando sobre locais onde já havia pastagens. Essas pastagens, por sua vez, respondem por aproximadamente 60% do uso das terras desflorestadas na Amazônia.

Para repercutir esses números, o Com a Palavra... entrevistou o coordenador do Programa Xingu, do Instituto Socioambiental (Isa), Rodrigo Junqueira.

Apresentação – Ana Raquel Macedo e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.