Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Momento O Eco: apoio de Marina pode ser decisivo para políticas ambientais

06/10/2014 - 10h22

  • Momento O Eco: apoio de Marina pode ser decisivo para políticas ambientais

Câmara dos Deputados
Dilma - Aécio - disputa - 2 turno - presidência - presidenciáveis
Dilma e Aécio não teriam boas gestões ambientais para mostrar, sendo decisivo o apoio de Marina Silva.

Neste domingo, os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves passaram ao segundo turno em mais uma eleição que transcorreu sem transtornos e teve resultados apurados e publicados em horas. Marina, a novidade das últimas duas eleições, ficou de fora outra vez. Aqui, em O Eco, não temos o hábito de escolher candidatos para apoiar. Mas, sim, observar os resultados do ponto de vista do que eles possam implicar para os temas ambientais. Principalmente a conservação de biomas e da biodiversidade. E a criação de parques nacionais e de outras unidades de conservação (UCs) é um indicador da performance ambiental de cada presidente. Por isso, levantamos quantas UCs foram criadas por cada presidente, desde que Getúlio Vargas instituiu a primeira, o Parque Nacional de Itatiaia, em 1937.

Chegamos a dois critérios principais: o total de hectares protegidos e o número de áreas protegidas criadas. Os campeões de todos os tempos foram os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula ganha pelo critério de hectares totais, com adição de 26,8 milhões de hectares protegidos, contra 20,7 milhões adicionados por Fernando Henrique. Já FHC ganha pelo critério de número de unidades de conservação criadas: 81 contra 77 de Lula.

Agora vamos à comparação entre Dilma e Aécio. Minas Gerais, que Aécio governou por dois mandatos, é o estado que tem tido mais desmatamento de Mata Atlântica. Já Dilma, embora com apenas um mandato, está entra as lanterninhas de todos os presidentes na criação de unidades de conservação. Ela só criou três UCs, que representam acréscimo de míseros 42,7 mil hectares.

Vagner Campos / MSILVA Online
Marina Silva - campanha - presidenciável
Marina Silva foi responsável pelas principais conquistas ambientais no governo Lula.

Voltando ao Lula, suas conquistas na criação de áreas protegidas estão associadas à gestão de Marina Silva como ministra do meio ambiente, quando foram criadas 62 das 77 UCs do governo Lula.

Marina está fora do segundo turno. E os candidatos Dilma e Aécio não têm boas gestões ambientais para mostrar. Se um dos dois conseguir o seu apoio para o segundo turno, leva a grande responsável pela boa performance de criação de UCs do governo Lula.

Está em jogo um apoio e tanto para o eleitor que se importa com conservação e controle de desmatamento. Assim falam os números.

Apresentação – Eduardo Pergurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.