Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Salão Verde: 1/3 dos maiores municípios do Brasil não tem coleta de esgoto adequada

01/09/2014 - 12h04

  • Salão Verde: 1/3 dos maiores municípios do Brasil não tem coleta de esgoto adequada

Divulgação/Agência Brasil
Cidades - infraestrtura - Esgoto a céu aberto na Estrutural - Brasília/DF
Em Porto Velho (RO) e Macapá (AP), o volume de esgotos não tratados, por dia, em 2012, foi equivalente a quase três mil piscinas olímpicas. 

Quase um terço dos 100 maiores municípios do Brasil não tem coleta de esgoto adequada e 90% dessas cidades reduzem pouco ou nada o seu desperdício de água. Essas informações estão no último ranking de saneamento básico elaborado pelo Instituto Trata Brasil.

Desde 2009 a ONG faz um “raio-x” dos serviços de água e esgoto das 100 maiores cidades brasileiras, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.

De acordo com o novo levantamento, em 62 das cem cidades analisadas, se perdeu entre 30 e 60% da água tratada para consumo no ano de 2012. Em cidades como Porto Velho (RO) e Macapá (AP), a cada dez litros de água produzidos sete eram desperdiçados. A pesquisa aponta ainda que, em 2012, o volume de esgotos não tratados nesses municípios foi de quase três mil piscinas olímpicas, por dia.

Em entrevista ao Com a Palavra, o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, repercutiu o assunto. Segundo ele, o baixo desempenho observado na pesquisa poderá comprometer a meta de universalização do saneamento no país prevista para os próximos 20 anos. De acordo com o instituto, faltam investimentos, projetos de longo prazo, prioridade política e gestão competente.

Apresentação - Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.