Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Salão Verde: especialista defende uso de novos indicadores para a análise do desenvolvimento do País

19/05/2014 - 09h00

  • Salão Verde: especialista defende uso de novos indicadores para a análise do desenvolvimento do País

Há oitenta anos, o Produto Interno Bruto, globalmente conhecido como PIB, foi introduzido no cenário mundial para medir o crescimento econômico dos países. 

O Produto Interno Bbruto nada mais é do que a soma, em valores monetários, de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período. No cálculo do PIB entra do pãozinho até o apartamento de luxo.

Cada país tem o seu próprio órgão e metodologia para contabilizar o PIB. No Brasil, desde 1990, essa tarefa está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ligado ao Ministério do Planejamento.

Mas a primazia do produto interno bruto como indicador de crescimento econômico está em xeque no mundo. Quem explica quais fatores estão ameaçando esse método, que vem sendo usado há oito décadas para avaliar o progresso de um país, é o professor de economia da Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e consultor de várias agências das nações unidas, Ladislau Dowbor.

O Salão Verde conta com a participação da repórter Ana Raquel Macedo, setorista da área de meio ambiente.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.