Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Salão Verde: ativistas brasileiros e alemães se unem para revogar acordo nuclear
31/03/2014 - 08h38
-
Salão Verde: ativistas brasileiros e alemães se unem para revogar acordo nuclear
Há oito meses de completar 40 anos, ativistas brasileiros e alemães se unem na luta pela revogação do acordo nuclear firmado entre os dois países.
Em junho de 1975, durante a Ditaduta Militar, Brasil e Alemanha assinaram um documento para o uso pacífico da energia nuclear. A vigência do acordo expiraria em 1990, mas poderia ser renovado, automaticamente, a cada cinco anos, caso nenhum dos dois países se manifestasse contrário à prorrogação. Como isso nunca aconteceu, o acordo já foi prorrogado quatro vezes.

Diante da proximidade de mais uma renovação automática do acordo nuclear, novembro de 2014, os ativistas intensificam a mobilização tanto na Alemanha como no Brasil. Eles querem acabar com o tratado bilateral a partir de novembro de 2015.
O movimento já conta com apoio de parlamentares nos dois países. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou moção contra esse acordo e pelo fortalecimento de tratado bilateral de cooperação entre Brasil e Alemanha no setor de energias renováveis, que está em vigor desde 2012.
Quem fala sobre o tema é um dos coordenadores do movimento e ativista do Coalização por um Brasil Livre de Usinas Nucleraes, Chico Whitaker.
Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche