Câmara Hoje
Câmara Hoje 10h: tumulto marca sessão para análise de mudanças no superávit
03/12/2014 - 10h00
Tumulto no Plenário Ulysses Guimarães: deputados e senadores se reuniram para analisar a proposta do governo que muda metas do superávit primário fixadas na LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentarias. Mas a sessão do Congresso Nacional teve que ser suspensa. A confusão começou quando manifestantes que estavam na galeria teriam xingado a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Logo apos o tumulto, parlamentares do governo e da oposição repercutiram a sessão do Congresso. O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), disse que a oposição tenta impedir o funcionamento do Parlamento. Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) comentou: "o que começa mal, acaba terminando mal".
FPM
O Congresso Nacional promulgou a Emenda 84, que garante aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos ao Fundo de Participação dos Municípios. O FPM foi criado em 1965. O critério de distribuição de recursos é baseado na renda per capita de cada município e no tamanho da população.
Presidência da Câmara
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) lançou oficialmente sua candidatura para disputar a Presidência da Câmara.
A eleição do presidente e da Mesa Diretora da Câmara acontece no dia 1º de fevereiro. Até lá, outros deputados podem lançar candidatura. PT e PSB, por exemplo, podem ter candidato próprio.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que o partido vai decidir posição sobre as eleições na Câmara só no mês que vem.
CPMI da Petrobras
Na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a Petrobras o dia ontem foi de acareação. O ex-diretor da estatal Nestor Cerveró negou qualquer irregularidade na empresa. Já o também ex-diretor Paulo Roberto Costa confirmou que houve corrupção.
Conselho de Ética
O Conselho de Ética arquivou representações contra três deputados do PT da Bahia. Eles eram acusados de participar de um suposto esquema de desvio de dinheiro do Instituto Brasil, também na Bahia.
Apresentação – Adriana Marcondes