Câmara Hoje
Câmara Hoje 13h destaca principais notícias do dia
04/11/2014 - 13h00
-
Câmara Hoje 13h destaca principais notícias do dia
A reforma política voltou à pauta. Logo depois do anúncio da reeleição, a presidente Dilma Rousseff defendeu a participação popular por meio de um plebiscito para mudar as regras do sistema político do país. A Câmara analisa várias propostas. Algumas apresentadas há mais de 20 anos.
Nesta semana, os deputados devem voltar ao tema do patrimônio genético de plantas e animais. O projeto de lei sobre o assunto tranca a pauta do Plenário da Câmara. A carreira pública na Polícia Federal e o orçamento impositivo também podem ser analisados. Líderes governistas se reuniram hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, para discutir a pauta de votações da Câmara para esta semana.
Economia
O Senado aprovou medida provisória, já analisada pela câmara, que estabelece estímulo à economia. A medida prevê, por exemplo, a desoneração da folha de pagamento de cerca de 60 setores e reabre o Refis, programa de parcelamento de dívidas tributárias. Uma emenda acrescentada ao texto isenta terras quilombolas de pagamento do imposto sobre a propriedade territorial rural.
Saúde da mulher e do homem
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou relatório com o diagnóstico de problemas na área da saúde da mulher. O Brasil ainda tem muito que avançar para atingir as metas previstas pela ONU para o desenvolvimento do milênio, principalmente quando se fala em mortalidade de mulheres por causas ligadas à maternidade.
Do Outubro Rosa para o Novembro Azul. Pelo segundo ano consecutivo, o prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de azul, ao longo de todo o mês de novembro. A ideia é chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a doença mata mais de 13 mil homens por ano. Vencer o preconceito e fazer o exame preventivo pode ajudar a reduzir esse número.
A Comissão de Seguridade Social e Família realiza na tarde de hoje (04) o VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Segundo o deputado Dr. Jorge Silva (Pros-ES), o fórum tem como objetivo divulgar informações sobre a importância da prevenção das doenças específicas do homem.
Mudanças climáticas
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório preocupante sobre mudanças climáticas no mundo: a temperatura na Terra pode subir mais que 2 graus até o ano 2100. Para evitar a elevação, seria preciso que os países reduzissem quase a zero as emissões de gases do efeito estufa. Ainda de acordo com o relatório, entre os anos de 2000 e 2010, foram registradas as mais altas taxas de emissão de gases tóxicos dos últimos 800 anos.
Essa realidade está sendo acompanhada de perto pela Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso. Os parlamentares se preparam para participar, em dezembro, da COP 20 – a Conferência do Clima das Nações Unidas, que vai ser realizada no Peru. A reunião é preparatória para um novo acordo climático que deve ser assinado no ano que vem, na França.
Apresentação – Adriana Marcondes