Câmara Hoje

Câmara Hoje 13h: venda de medicamentos para TDAH aumenta 800% no Brasil

25/09/2014 - 13h54

  • Câmara Hoje 13h: venda de medicamentos para TDAH aumenta 800% no Brasil

Cada vez mais comum no Brasil, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) costuma causar problemas no convívio social, familiar e, muitas vezes, atrapalha o desempenho na escola. Em geral, se manifesta já na infância e afeta de 3 a 5% das crianças. Nos últimos anos, aumentou quase 800% o número de casos diagnosticados e, com isso, também aumentam as dúvidas sobre o tratamento e se o diagnostico está mesmo correto.

De um lado, possíveis efeitos colaterais do remédio. Do outro, consequências psicológicas graves, como baixa autoestima, depressão e abuso de drogas. No meio do caminho, o paciente.

No Brasil, grupos de pais, educadores e médicos acreditam que pode haver um excesso de diagnósticos de déficit de atenção. A psicanalista e especialista em psicologia escolar Kátia Batheney, de São Paulo, questiona se todos os casos precisam mesmo de tratamento com remédios.

Atentos à realidade do país, os deputados já discutem um projeto que obriga o governo a manter um programa de acompanhamento integral de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e de outros transtornos de aprendizagem para estudantes do ensino básico da rede pública e privada. A relatora na Comissão de Educação da Câmara, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) aposta na capacitação das escolas e dos profissionais da saúde para garantir diagnósticos mais precisos.

Para explicar sobre a prescrição e uso da substância ativa metilfenidato, encontrada na ritalina, o Câmara Hoje convidou o pediatra e professor da Universidade de Brasília Carlos Nogueira Aucélio. Confira a entrevista.

Doação de órgãos
No próximo sábado é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O Ministério da Saúde lançou campanha com o objetivo de reduzir a lista de espera por um transplante. Atualmente, mais de 37 mil pessoas aguardam na fila. A Câmara discute propostas para garantir que a vontade de doadores e não-doadores seja cumprida.

Parlamento Jovem
Acontece até amanhã, na Câmara, o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014. Estudantes do ensino médio de todo o país estão reproduzindo a rotina dos deputados federais. Hoje pela manhã, foi dia de comissões. À tarde, os deputados jovens votam em Plenário as propostas que passaram pelas comissões.

Confira a versão televisiva do Câmara Hoje

Apresentação - Lincoln Macário

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados

MAIS CONTEÚDO SOBRE