Câmara Hoje

Genéricos caem no gosto popular, mas classe médica questiona eficácia

10/07/2014 - 14h28

Brizza Cavalcante
medicamentos genéricos, remédio, drogas farmacêuticas
Anvisa: controle sobre genéricos é permanente, rigoroso e atende a padrões internacionais.

No primeiro semestre deste ano, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realizou audiência pública para debater a qualidade dos medicamentos genéricos e similares vendidos no país. Se por um lado, os genéricos caíram no gosto popular, principalmente por causa dos preços mais baixos, por outro, a classe médica tem questionado a eficácia desses medicamentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rebate as críticas sobre a fiscalização dos medicamentos genéricos. Segundo o gerente de tecnologia farmacêutica do órgão, Ricardo Borges, o controle é permanente, rigoroso e atende a padrões internacionais desde o momento em que a indústria solicita o registro. Ele também afirma existir um canal de reclamações em que o médico pode informar problemas sobre a eficácia dos genéricos.

A Comissão de Agricultura da Câmara realizou audiência pública para discutir o Plano Brasil Agroecológico. O plano, que tem o objetivo de promover a transição da agricultura brasileira para um modelo mais sustentável, com menos uso de agrotóxicos, foi lançado no fim do ano passado pelo governo Federal.

Confira essas e outras notícias nesta edição do Câmara Hoje.

Jornal produzido em parceria com a TV Câmara com informações sobre os principais fatos do dia na Câmara dos Deputados

MAIS CONTEÚDO SOBRE