Câmara Hoje
Esforço concentrado termina com saldo positivo
05/06/2014 - 00h01
-
Esforço concentrado termina com saldo positivo

O esforço concentrado desta semana teve saldo positivo, contrariando os mais pessimistas, que consideravam alguns projetos muito complexos para se alcançar consenso. Os jogos da Copa e as convenções partidárias certamente vão diminuir o ritmo de trabalho no Congresso, mas é possível que, na semana que vem, o ritmo acelerado ainda se mantenha. Ouça nesta edição um balanço das votações e as perspectivas para a próxima semana, além do resumo dos temas em debate nas comissões nesta quinta-feira.
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara promoveu um seminário para discutir a venda de bebida alcoólica para adolescentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4% das mortes no mundo são provocadas pelo álcool.Alexandre Amarante / Câmara dos Deputados.
Os Jogos Olímpicos se aproximam e a Comissão de Esportes da Câmara quer evitar que as obras atrasem, como aconteceu na Copa do Mundo. Ontem, os deputados da comissão ouviram as explicações do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
Durante a Copa do Mundo, que começa daqui a uma semana, as rádios de todo o Brasil vão poder veicular a Voz do Brasil entre as 19h e as 22h. Isso porque muitas partidas estão marcadas para as 19 horas. A medida provisória que autoriza essa flexibilização de horário permite que esta mudança aconteça sempre em casos excepcionais de interesse público, por ato dos ministros da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social. Na Câmara dos Deputados, está em análise um projeto que flexibiliza o horário da Voz do Brasil, mas de maneira definitiva.
O Congresso Nacional realiza sessão solene nesta quinta-feira para promulgar a Emenda à Constituição que desapropria imóveis onde for encontrado trabalho análogo à escravidão. A PEC tramitou durante 15 anos e teve o seu primeiro turno votado na Câmara há dez anos, logo após a chacina de Unaí, quando foram assassinados quatro fiscais do trabalho e um motorista que combatiam ilegalidades em fazendas da região.
Apresentação Lincoln Macário e Adriana Marcondes