Câmara Hoje
CPI da Petrobras será instalada na próxima semana
30/04/2014 - 13h00
-
CPI da Petrobras será instalada na próxima semana
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias de irregularidades na Petrobras vai ser instalada na próxima terça-feira no Senado. O anúncio foi feito pelo presidente Renan Calheiros. Mesmo depois do anúncio, o senador afirmou que vai ao Supremo tentar derrubar a decisão de que a CPI investigue somente a estatal.
Segundo o líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho, já existe número de assinaturas suficiente para instalar uma CPI mista, com a participação de deputados e senadores.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, confirmou em entrevista que o presidente do Senado, Renan Calheiros, deve reunir os líderes das duas Casas do Congresso na próxima terça para definir que CPI será instalada. Para Henrique Alves, não faz sentido instalar duas CPIs.
As denúncias envolvendo a Petrobras também são tema de debates acalorados nas comissões da Câmara. Uma audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e de Minas e Energia ouve nesta quarta-feira a presidente da estatal, Graça Foster.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados que, nos últimos três anos, a internet 3G teve um aumento de acessos de 454%, passando de 20 milhões de usuários em 2010 para 110 milhões atualmente. Os preços por minuto têm diminuído desde 2005. Naquele ano, o minuto custava, em média, R$ 0,41. Atualmente, custam R$ 0,15 por minuto. Paulo Bernardo também disse que a Anatel lançou um portal do consumidor na internet e que, agora, existe um mecanismo para punir as empresas que permitem interrupções nas ligações.
O Conselho de Ética vai abrir processo contra o deputado André Vargas. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu depois da sessão de votações do Plenário. Durante a tarde, os deputados do Conselho se reuniram duas vezes para tentar votar o parecer. O deputado Andre Vargas é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.
O relator do processo contra Andre Vargas, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), disse que espera votar o relatório final antes da Copa do Mundo, mas, para isto, segundo o relator, não podem mais acontecer o que chamou de manobras protelatórias.
Apresentação Adriana Marcondes