Câmara Hoje
Renúncia de Genoino repercute no plenário da Câmara
04/12/2013 - 15h09
-
Renúncia de Genoino repercute no plenário da Câmara
O ex-presidente do PTB e delator do mensalão, Roberto Jefferson, chegou por volta das 8 horas de hoje ao Instituto Nacional de Câncer, no centro do Rio de Janeiro, para ser examinado por uma junta médica. Roberto Jefferson pediu ao Supremo Tribunal Federal para cumprir pena em regime domiciliar. Ele foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas alega que precisa de cuidados médicos especiais porque ainda está em tratamento contra um câncer. Jefferson foi operado em julho do ano passado para retirada de tumor no pâncreas.
O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) renunciou ao mandato. Genoino foi condenado pelo STF no caso conhecido como mensalão. A carta de renúncia foi apresentada durante reunião da Mesa Diretora da Câmara. A renúncia do deputado repercutiu no plenário da Câmara. O deputado José Guimaraes, líder do PT, que é irmão de Genoino, subiu à tribuna para fazer um discurso em defesa do ex-deputado.
Parlamentares tentam chegar a um acordo para viabilizar a votação do Orçamento Impositivo, mas a divisão da matéria em duas propostas diferentes na Comissão de Constituição e Justiça causou uma reviravolta no assunto.
O comitê da Comissão Mista de Orçamento que analisa obras com indícios de irregularidades se reuniu nesta terça-feira. Um relatório do Tribunal de Contas da União recomendou a paralisação de sete obras federais.
As convenções coletivas de trabalho foram tema de debate ontem (4) na Câmara. As convenções estabelecem não só aumento de salário, mas também regras e condições que devem ser respeitadas por trabalhadores e patrões.
Nesta terça feira, dia internacional da pessoa com deficiência, uma comissão geral reuniu deputados e representantes da sociedade para debater, no Plenário da Câmara, a proposta que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O Câmara Hoje foi às ruas de Brasília ver de perto como ainda é difícil o dia a dia de quem, mesmo com alguma limitação, procura trabalhar e ter uma vida normal.
A Comissão de Educação da Câmara realizou o Seminário Nacional do Observatório da Educação. O encontro busca identificar experiências educacionais de sucesso em vários estados do país, que vão servir de modelo para as políticas públicas no setor.
Confira esses e outros destaques nesta edição do Câmara Hoje.
Apresentação Adriana Marcondes