Câmara Hoje
Alvo de protestos, a PEC 37 não será votada na próxima semana
20/06/2013 - 15h30
-
Alvo de protestos, a PEC 37 não será votada na próxima semana
Em vários dos protestos que ocorreram no país nos últimos dias se viram cartazes contra a PEC 37, em tramitação na Câmara. A proposta de emenda à Constituição garante exclusividade do poder de investigação às polícias, restringindo a atuação do Ministério Público e outros órgãos de controle. Os membros do Ministério Público têm pressa na votação por acreditarem que a pressão das manifestações vai ajudar a derrotar a PEC. Porém, a falta de acordo sobre o tema deve postergar a votação, que estava prevista para a próxima quarta-feira.
Entre os temas discutidos nesta quinta-feira (20) pelas comissões, esta edição do Câmara hoje destaca as audiências públicas: do grupo de trabalho que analisa propostas de mudanças na legislação eleitoral, com o representante da Associação Brasileira de ONGs (Abong) José Antonio Moroni; e a votação de um anteprojeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/90). Também aconteceu na manhã de hoje uma audiência do grupo de trabalho criado para debater a questão das terras indígenas no Brasil, que discutiu dados do Relatório Figueiredo, documento produzido por uma comissão de investigação do Ministério do Interior, com um levantamento sobre a violência contra indígenas nos anos 60. Representantes dos grupos Tortura Nunca Mais, do projeto Armazém Memória e Indigenistas participaram do encontro, que também abordou os reflexos da violência contra os índios nos dias de hoje.
E a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que discutiu denúncia sobre a captura e morte de 200 cães de rua no município de Santa Cruz do Arari (PA), localizado na Ilha de Marajó. Segundo a denúncia, os cães teriam sido mortos após serem capturados por servidores municipais e enviados para a zona rural da cidade.
Esses são alguns dos destaques desta edição do Câmara Hoje.
Apresentação Lincoln Macário