Brasil em Debate
Deputados explicam como será atuação da CPI dos Crimes Cibernéticos
21/08/2015 - 09h30
-
Deputados explicam como será atuação da CPI dos Crimes Cibernéticos (bloco 1)
-
Deputados explicam como será atuação da CPI dos Crimes Cibernéticos (bloco 2)

Cibecrime é o nome que se dá para uma gama variada de atos que vão desde o roubo de dados e informações bancárias, compras pela internet, até pornografia infantil, assédio, espionagem industrial ou internacional.
O Brasil já tem uma lei de crimes cibernéticos: a Lei Carolina Dieckmann, em referência à atriz que teve fotos íntimas roubadas e divulgadas na internet. Por meio dessa lei é possível punir esse tipo de crime.
O país também tem a mais moderna central de notificação de crimes da América Latina. Mas isso não tem sido suficiente para coibir esse tipo de atividade, que se torna mais ampla e variada à medida que se ampliam as possibilidades tecnológicas.
Para apurar a extensão desses crimes no Brasil, a Câmara dos Deputados acaba de criar a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Crimes Cibernéticos, que terá como relator o deputado Espiridião Amin (PP-SC), um dos convidados desta edição do Brasil em Debate, que também conta com a presença do vice-presidente da comissão, o deputado Leo de Brito (PT-AC).
Apresentação - Vania Alves