Brasil em Debate

Parlamentares comentam promessa de zerar desmatamento ilegal até 2030

15/07/2015 - 09h30

  • Parlamentares comentam promessa de zerar desmatamento ilegal até 2030 (bloco 1)

  • Parlamentares comentam promessa de zerar desmatamento ilegal até 2030 (bloco 2)

Dep. Nilto Tatto e Dep. Conceição Sampaio
Nilto Tatto e Conceição Sampaio
O Governo Federal disse que, nos próximos 15 anos, vai reflorestar 12 milhões de hectares de áreas desmatadas e zerar o desmatamento ilegal. A intenção é diminuir a emissão de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento do planeta.

Os ambientalistas argumentam que esse reflorestamento é apenas a metade do que está previsto pelo Código Florestal, que já foi bem criticado quando de sua aprovação, e que se o desmatamento é ilegal não poderia estar acontecendo.

O Brasil também se comprometeu a aumentar a participação de fontes renováveis em sua matriz energética. Nesse quesito o país tem alguma vantagem, já que a maior parte de nossa energia é produzida por hidrelétricas.

Mas já começa por aqui também a discussão sobre o que é considerado até agora nossa maior riqueza futura: o petróleo do pré-sal.

Como um dos pulmões do planeta, dono das maiores reservas de água doce do mundo, o Brasil concentra as mais intensas discussões sobre o meio ambiente e o programa Brasil em Debate aborda algumas delas com os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Conceição Sampaio (PP-AM).

Apresentação - Vania Alves

Se é um assunto que o país discute, esteja certo que ele vai estar no centro das atenções do Brasil em Debate

MAIS CONTEÚDO SOBRE