Almanaque
O Almanaque desta semana fala sobre o premiado espetáculo "BR Trans" que chega ao CCBB
07/04/2017 - 09h45
-
O Almanaque desta semana fala sobre o premiado espetáculo "BR Trans" que chega ao CCBB (bloco 1)
-
O Almanaque desta semana fala sobre o premiado espetáculo "BR Trans" que chega ao CCBB (bloco 2)

Em um país onde os assassinatos a travestis e transexuais bate recorde mundial, o ator e dramaturgo Silvero Pereira enfrenta o medo e o preconceito escancarando esse universo no espetáculo “BR Trans”. Vista por mais de 40 mil pessoas desde 2013, a montagem chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília para temporada entre 28 de abril e 21 de maio. “BR Trans” leva para o palco as vozes de um sem número de pessoas ainda invisíveis para a sociedade, histórias de vida que se inscrevem na trajetória do próprio Silvero, que além de protagonizar, assina o texto da montagem. “BR Trans” foi eleito em 2015 pelo jornal O Globo como um dos dez melhores espetáculos do ano. A peça também recebeu indicações a pelo menos quatro prêmios, nas categorias Melhor Espetáculo, Dramaturgia, Direção e Ator. A direção é da professora e diretora gaúcha Jezebel di Carli.
Para os nostálgicos de plantão, a pedida é conhecer no Memorial da América Latina, em São Paulo, a exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo”. A mostra está montada até julho em área de 700 metros quadrados, com direito a réplica do castelo onde viviam Nino, Dr Vitor e Morgana. O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, da cenografia dos ambientes interiores, ao lado externo com porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e cata-vento. A série “Castelo Rá-Tim-Bum” foi produzida e exibida pela Tv Cultura entre 1994 e 1997, totalizando 90 episódios. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, o programa era uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionísio Jacob, Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil e Anna Muylaert.
Alguém sabe dizer qual a participação negra nas ciências exatas, biológicas e humanas? Carlos Machado e Alexandra Loras apresentam um estudo histórico sobre o tema no livro “Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente”, desmistificando o conceito de que os negros só sabem correr, dançar, cantar, jogar futebol ou realizar tarefas braçais. O lançamento será no próximo dia 10 de abril.
Produção e textos — Melissa Barbosa
Locução — Luiz Claudio Canuto, Mônica Montenegro, Karla Alessandra, Ana Raquel Macedo, Edson Júnior e André Amaro
Trabalhos técnicos — Milton Santos