Agenda Cultural

Filme e exposição revisitam vida e obra de Cícero Dias

20/02/2017 - 14h21

  • Filme e exposição revisitam vida e obra de Cícero Dias

A vida e a obra do pintor pernambucano Cícero Dias estão sendo revisitadas atualmente em dois espaços da Capital Federal. Desde o último dia 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe mostra com mais de 100 obras do artista. Ao mesmo tempo em que o cine Brasília exibe o documentário “Cícero Dias – o compadre de Picasso”, de Vladimir Carvalho.

A exposição em cartaz no CCBB traça uma linha temporal da carreira do pintor, indo das aquarelas das décadas de 1920, em Pernambuco, à sua mudança para a Europa, fugindo da perseguição política do Estado Novo. E é exatamente essa fase vivida no velho continente o tema principal de Vladimir Carvalho. Ao longo de 76 minutos, o diretor segue Cícero desde sua mudança para o Rio, em 1928, até sua ida para Paris em 1937, estimulado por Di Cavalcanti.

Cícero Dias é considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX. Ligado aos modernistas, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância, mesclando as raízes nordestinas à convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso e Juan Miró.

A exposição “Cícero Dias – um percurso poético” pode ser conferida no CCBB de 9h às 21h. O documentário está sendo exibido no Cine Brasília, às 14 horas.

A Agenda Cultural tem duas características: divulgar os eventos que acontecem em Brasília e falar de cultura em geral. Vai ao ar ao longo da programação, principalmente nas sextas e sábados.

Sexta, sábado, domingo e segunda, ao longo da programação

MAIS CONTEÚDO SOBRE