Agenda Cultural
Adeilton Lima encena Glauber Rocha no monólogo “O Profeta do Delírio”
17/09/2016 - 18h15
-
Adeilton Lima encena Glauber Rocha no monólogo “O Profeta do Delírio”
Cinema é a primeira arte associada ao nome de Glauber Rocha, responsável por títulos como “Deus e o diabo na terra do sol”. Mas para o ator, poeta e dramaturgo Adeilton Lima, o diretor baiano é mais do que isso. Em sua pesquisa de mestrado, Adeilton explorou a teatralidade presente na obra de Glauber Rocha, a partir das visões de Antonin Artaud e Bertolt Brecht. O material, hoje aprofundado no doutorado, foi a linha mestra do monólogo “Glauber Rocha, o profeta do delírio”, que Adeilton encena atualmente no teatro Goldoni. Em cena, textos diversos do diretor baiano, entre manifestos, poemas, ensaios e trechos de diálogos de filmes, conforme Adeilton nos explica:
“Pensar tanto no diálogo entre linguagens, quanto no aspecto do conteúdo, das abordagens temáticas, ele é um cara muito atual. Diria até que um visionário para o período em que ele produziu. As pessoas se surpreendem com a atualidade dos textos. Textos produzidos nos anos 60, anos 70. E do ponto de vista estético a gente está numa era de hibridismo, as linguagens em contato. Isso tudo resulta em uma poética. E é essa poética que a gente está se propondo trabalhar”.
A pesquisa para o mestrado começou em 2005, com defesa em 2007, na UnB. Cursando agora o doutorado e com o espetáculo pronto e em cartaz, Adeilton não se considera o mesmo, depois de 11 anos debruçado sobre a obra de Glauber Rocha:
“É aquela máxima do Heráclito, né? Um homem não toma banho no mesmo rio duas vezes. Já não é mais o mesmo homem, a água já não é mais a mesma. Então, o contato com essas obras e, em particular, com a obra do Glauber, me fez passar por um processo que eu diria até que alquímico, né? É uma transformação muito profunda de redefinição de construção de mundo, um olhar mais crítico sobre o mundo no qual eu vivo e também o desejo e a vontade imensa de poder reconstruí-lo, transformá-lo”.
O monólogo “Glauber Rocha, o profeta do delírio” tem direção de Abaetê Queiroz. O espetáculo pode ser conferido até 25 de setembro, no teatro Goldoni, sempre de sexta a domingo. Ingressos custam R$ 30,00, a inteira.