Agenda Cultural
“Aquarius” estreia no Brasil e faz sucesso entre o público
09/09/2016 - 01h15
-
“Aquarius” estreia no Brasil e faz sucesso entre o público
A resistência de uma mulher impede que uma grande corporação coloque abaixo um prédio em frente à praia de Boa Viagem, no Recife. Valorização da memória ou teimosia?
Em “Aquarius”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, a jornalista aposentada Clara, é pressionada a vender seu apartamento para que no lugar seja levantado um grande condomínio. Isolada no prédio, já que todas as outras unidades foram compradas pela construtora, a resistência de Clara traz várias leituras e camadas para o espectador. São 142 minutos de uma narrativa que coloca em perspectiva memória, história, conflito de classes e choque de gerações.
Além do confronto de opostos, “Aquarius” valoriza a compreensão do que é antigo, sem o descarte do novo. Clara, por exemplo, tem uma vasta coleção de vinis, mas sabe muito bem e gosta de usar a tecnologia, como celular, streaming, download.
A relação que ela mantém com o sobrinho é outro exemplo disso. De gerações bem distantes, os dois trocam opiniões e indicações de música. O filme é dividido em três capítulos: “O cabelo de Clara”; “O amor de Clara”; e “O Câncer de Clara”.
“Aquarius” ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Sydney.
