Agenda Cultural

Nise da Silveira, rock nacional e os artistas da madrugada de São Paulo

22/04/2016 - 11h00

  • Nise da Silveira, rock nacional e os artistas da madrugada de São Paulo

Atenção e arte versus lobotomia e eletrochoque. Na década de 1940, uma psiquiatra alagoana entrou em guerra contra os tratamentos usados em sanatórios e hospícios brasileiros, começando ali uma revolução na psiquiatria mundial. Essa mulher é Nise da Silveira, que depois de livros e documentários, ganha agora um longa-metragem dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires. A produção retrata os anos em que a doutora Nise voltou a clinicar depois de dois anos presa. Lotada em um hospital psiquiátrico no subúrbio do rio de janeiro, ela se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos, o que a isola dos médicos. Resta à Nise, então, a assumir o abandonado setor de terapia ocupacional, onde ela dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura.

O desenhista Daniel Juca e o músico Gabriel Thomaz levaram para as páginas dos quadrinhos as histórias das bandas nacionais da década de 1990. “Magnéticos 90” traz ao longo de 200 páginas as experiências pessoais de Gabriel, ao mesmo tempo em que traça um roteiro de aventuras e desventuras em série, de vários personagens e “roubadas” daquela época. São histórias e casos relacionados ao mundo do rock, como a criação do selo banguela records, sem deixar de lado a conjuntura econômica e social.

E para quem tem interesse pela arte de rua de São Paulo, a pedida é o web programa “Madrugada Desesperada”, no ar desde o último dia 14 de abril. Em oito episódios apresentados por Fernanda Young e produzidos pela Conspiração, a série apresenta histórias de artistas que atuam na madrugada paulistana e usam o espaço público como plataforma de seus trabalhos. Os episódios mostram o processo criativo de cada um, e narra a relação que eles estabelecem com a madrugada e com o espaço público de São Paulo. “Madrugada Desesperada” pode ser conferida no endereço urbanfeed.tv

Imagem: divulgação/rádios EBC

Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema
Participação Especial – Melissa Barbosa

A Agenda Cultural tem duas características: divulgar os eventos que acontecem em Brasília e falar de cultura em geral. Vai ao ar ao longo da programação, principalmente nas sextas e sábados.

Sexta, sábado, domingo e segunda, ao longo da programação

MAIS CONTEÚDO SOBRE