Rádio Câmara

Reportagem Especial

Preparação para a Olimpíada de 2024 - Capítulo 2

08/08/2023 - 08h00

  • Preparação para a Olimpíada de 2024 - Capítulo 2

Capítulo 1

Os Jogos Olímpicos de Paris estão marcados para 26 de julho a 11 de agosto de 2024. A próxima edição das Olimpíadas acontece depois de um intervalo mais curto do que o habitual. Por causa da pandemia do coronavírus, os jogos de Tóquio foram em 2021 e não em 2020. A Comissão do Esporte da Câmara está fazendo uma série de audiências públicas para saber como está a preparação da equipe brasileira.

 

Capítulo 2

Dirigentes de confederações de esporte relataram problemas de gestão, que influenciam diretamente o caixa das instituições. A Lei Agnelo Piva (Lei 10.264), de 2011, determina que 2% da arrecadação bruta das loterias federais sejam destinados ao Comitê Olímpico e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Vinte e dois anos depois, esse dinheiro ainda é responsável pelo custeio das despesas de boa parte das confederações de modalidades esportivas olímpicas.

Entrevistas nesse capítulo: Felipe Rego Barros, presidente da Confederação Brasileira de Handbol; Ugor Tadeu Silva, chefe da missão olímpica; José Roberto Campos, presidente da Confederação Brasileira de Badminton; Luiz Fernando Coelho, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos; Magali de Souza, da Confederação Brasileira de Remo; Wlamir Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo; e o deputado Mauricio do Vôlei (PL-MG).

 

Capítulo 3

Estreante em Tóquio como modalidade olímpica, o surfe parte para a segunda experiência com a projeção de nomes como Gabriel Medina e o potiguar Ítalo Ferreira, que conquistou o ouro há três anos. As competições de surfe das Olimpíadas de 2024 serão no Taiti. Além do surf, outras modalidades apostam em bons desempenhos nos Jogos de Paris.

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h