Reportagem Especial
50 anos da Barragem de Sobradinho - Capítulo 5
30/06/2023 - 08h00
-
50 anos da Barragem de Sobradinho - Capítulo 5
Em junho de 1973, começavam as obras da Represa de Sobradinho, aproveitando as águas do Rio São Francisco, no sertão da Bahia. Os anos seguintes testemunharam alagamento de povoados, deslocamento de 70 mil pessoas e o surgimento do maior lago artificial do Brasil e da estratégica usina hidrelétrica que ajuda a abastecer o Nordeste de água e energia
Entre memórias afogadas na represa e esperanças de desenvolvimento regional, antigos moradores das cidades alagadas têm uma lista de prós e contras desse megaempreendimento.
Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado, no sertão da Bahia, já existiam bem antes da Represa de Sobradinho, mas tiveram o cotidiano drasticamente alterado a partir do enchimento do maior lago artificial do Brasil e do início da operação da usina hidrelétrica. Antigos moradores das áreas alagadas pela represa se dividem entre o saudosismo das cidades velhas às margens do Rio São Francisco e a valorização dos novos espaços urbanos que se formaram nos últimos 50 anos.
O deslocamento de mais de 70 mil pessoas por conta das obras do Lago de Sobradinho gerou uma enorme dívida social do Estado com os moradores da região. O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, já constatou uma série de violações aos direitos dos deslocados, como moradia, água, luz, mobilidade, condições de trabalho e geração de renda.
Capítulo 5
Diante das polêmicas sociais e ambientais do passado, a Represa de Sobradinho ainda enfrenta muitos pedidos de reparação ou de indenização pela obra iniciada há 50 anos. os habitantes da região reclamam da compensação oferecida a quem teve que se mudar.
Entrevistas nesse capítulo: José Rodrigues da Silva, ex-morador de Remanso Velho (BA); Rosália dos Santos, moradora de Pilão Arcado (BA); Dona Lenita Braga Ferreira, Casa Nova (BA); Maria Aparecida dos Santos, moradora de nova Remanso; Dona Darci Barbosa, Pilão Arcado; e o deputado Jorge Solla (PT-BA).
Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes
Reportagem: José Carlos Oliveira
Edição: Claudio Ferreira