Rádio Câmara

Reportagem Especial

Demências - Capítulo 3

10/05/2023 - 08h00

Capítulo 1

O diagnóstico de um tipo específico de demência confirmado pela família do ator de Hollywood Bruce Willis, astro de filmes de ação, joga luz novamente sobre esse conjunto de doenças que merece cada vez mais atenção da comunidade científica. Ainda não existe a cura, mas o objetivo, por enquanto, é ampliar a qualidade de vida ao paciente e detectar os sintomas o mais cedo possível para antecipar o tratamento.

Capítulo 2

A rotina de um paciente com demência e a estrutura que o cuidado com ele exige são desconhecidas por boa parte das pessoas que não têm um caso da doença na família. Atualmente, uma preocupação é com os cuidadores informais, geralmente familiares, que atuam geralmente de forma invisível e sem remuneração.

Capítulo 3

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano surgem 100 mil novos casos da doença de Alzheimer no país. Além das pesquisas científicas, crescem os avanços nos cuidados diários de quem tem o diagnóstico e também a preocupação com quem cuida.

Entrevistas nesse capítulo: Leandro Minozzo, médico geriatra; Maria Aparecida Guimarães, presidente da Associação de Parentes e amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz); Juliana Lira, fonoaudióloga e professora da Universidade de Brasília.

Reportagem: Cláudio Ferreira

Edição de Texto: Ana Raquel Macedo

Trabalhos Técnicos: Marinho Magalhães

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h